24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 26 setembro, 2021

SALINAS DA MARGARIDA: Reeleito, Prefeito Wilson Pedreira toma posse pela quarta vez

Relacionados

Na manhã desta sexta-feira (1º) na Câmara de Vereadores em Salinas da Margarida, ocorreu a cerimônia de posse do Prefeito reeleito Wilson Pedreira. Além dele, nove vereadores assumiram o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Wilson Ribeiro Pedreira tem 69 anos, declara ao TSE a ocupação de aposentado e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 907.037,14.

Já o vice Memezinho (Esmeraldo Gomes dos Santos Filho), do PDT, tem 48 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 59.139,28.

A cerimônia foi dividida em duas partes. Na primeira, em uma sessão solene presidida pelo vereador mais votado, Miguel Pescador (PSD) , os vereadores apresentaram o diploma da Justiça Eleitoral, a relação e foram empossados.

Em seguida, os vereadores eleitos escolheram os membros da nova Mesa Diretora, incluindo o novo presidente da Câmara.

A chapa única que disputou a eleição contou com o presidente Professora Mara (PSD) vice-presidente, o primeiro secretário o vereador Miguel Pescador (PSD) e como 2º secretário . Jaciel (PL).

Dos vereadores presentes, votaram na chapa, que foi eleita. Professora Mara. Por último, é convocada uma sessão extraordinária para empossar o prefeito e o vice-prefeito.

“E agradecer a cada um , cada um de vocês que confiou a mim esta honrosa missão e cuidar dessa cidade pela quarta vez pelos próximos quatro anos. Vocês podem certeza que eu vou trabalhar muito para fazer salina voltar a dar certo”, disse o prefeito.

Eleição e Gestão

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PSD, com 3 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS.

Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas, e têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente. O empresário “Nego” da Comercial Coroa esteve presente prestigiando pai e amiga da família, Graziela Caetano.

Vereadores Eleitos

Miguel Pescador (PSD) – 465 votos – 4,29% Leo Pacapim (PSD) – 450 votos – 4,16% Aline Mariscadeira (PDT) – 368 votos – 3,40% Professora Mara (PSD) – 361 votos – 3,33% Jaciel (PL) – 291 votos – 2,69% Banana Ê (PSB) – 258 votos – 2,38% Rudinei (PP) – 254 votos – 2,35% Roger (PDT) – 252 votos – 2,33% Heider (PT) – 209 votos – 1,93%

Matéria: Gazzeta do Recôncavo

Fotos: SAJ Notícias

spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

+ Notícias

Vagas de emprego no SineBahia em Santo A. de Jesus nesta quarta-feira (22); Veja

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos,...