24.5 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 21 janeiro, 2022

Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, morre aos 72 anos por complicações da Covid-19

Relacionados

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, morreu por volta das 21h desta quinta-feira (18), devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento da doença.

Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI.

Em janeiro, ele deixou a UTI do hospital, mas no dia 6 de março, precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva e, em uma mensagem nas redes sociais, ele mesmo explicou o motivo através de um áudio.

“Neste sábado, 6 de março a equipe médica achou por bem que eu voltasse para UTI eu estou ainda necessitando de mais oxigênio, então eu voltei para usar o cateter de alto fluxo. Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, dizia na mensagem.

Na última sexta-feira (12), Herzem precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde, que era considerado grave.

A informação da morte nesta quinta-feira foi informada através de postagem nas redes sociais feita pela assessoria de Herzem.

“É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem”.

Herzem deixa mulher, três filhos e um neto. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Herzem Gusmão foi reeleito no 2º turno das eleições em novembro de 2020. Por causa da internação dele, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

Repercussão

Rui Costa – Governador da Bahia

“A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Herzem Gusmão. Que Deus os conforte neste momento de dor.”

Bruno Reis – Prefeito de Salvador

“É realmente uma grande perda porque ele era um líder que trazia esperança à população de Vitória da Conquista. A cidade soube reconhecer a sua importância reelegendo-o para mais um mandato. Vai fazer muita falta, tinha vocação para servir. Deixo aqui as minhas condolências à família, ao infinito número de amigos que soube fazer ao longo da vida, à Dona Luci, que também enfrentou e sobreviveu à essa doença terrível, e aos filhos”

 G1 Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Bahia atinge 14.743 casos ativos de Covid-19; 20 óbitos são registrados nas últimas 24 horas

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 3.889 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,30%). O boletim epidemiológico...