Muitas pessoas têm dúvida se o nome volta a ficar limpo depois que um dívida atinge cinco anos. Esclarecendo de antemão essa incerteza, a resposta é sim. Débitos em atraso prescrevem após esse período, deixando de constar nas listas de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Porém, ressalvas precisam ser feitas. Mesmo quando uma dívida é prescrita, não significa que ela nunca mais poderá ser cobrada. Ela deixa apenas de aparecer para o mercado de crédito geral. Por outro lado, para o credor, a empresa na qual a pessoa está devendo, a pendência continua aberta.
Isso significa que o devedor deve ainda negociar a dívida e pagá-la se não quiser continuar sendo afetado pelo atraso. Dívidas em aberto fragilizam o histórico financeiro do consumidor no score da Serasa, por exemplo, atrapalhando seu relacionamento com as instituições e dificultando o acesso à futuras linhas de crédito. O acúmulo de juros e multas também podem triplicar o valor anteriormente devido.
Hoje em dia, existem diversas formas de negociar uma dívida, seja tratando diretamente com a empresa ou banco credor. Aproveitar feirões de renegociação e solicitar a revisão do contrato são outras dicas que podem ajudar na retomada das rédea da vida financeira.
Fonte:capitalist