24.5 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 17 setembro, 2021

Neve no RS: ao menos 13 cidades registram fenômeno; Assista

Relacionados

A onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada, nesta quarta-feira (28). Em São Francisco de Paula, na Serra, a população foi para as ruas brincar com a neve que caía no início da noite. Veja vídeo acima.

Em algumas localidades, houve ambos os fenômenos ao mesmo tempo, e até mesmo cidades de regiões distantes, como Pelotas, no Sul, e Caxias do Sul, na Serra, registraram o mesmo fenômeno.

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, isto é possível devido a uma combinação de fatores.

  • “Tudo depende da temperatura da cidade e da coluna da atmosfera. Por exemplo, em Pelotas, a temperatura ficou mais baixa e favoreceu mais à [formação da] neve do que em outras cidades da Serra, que acabou registrando mais chuva congelada. Nada impede que tenha ocorrido em outro local da cidade e em outro horário”, pondera.

Além disso, segundo a Somar, há o “graupel”, que é um pequeno grânulo de gelo criado quando gotas de água super-resfriadas cobrem um floco de neve. O graupel é branco, opaco, macio e pode desmanchar facilmente na sua mão, e também é geralmente menor que o granizo, com um diâmetro de cerca de 0,2cm a 0,5 cm.

Pelotas, por exemplo, teve registros de ambos: neve e chuva congelada. E Canguçu, a 50 km dali, teve chuva congelada. “É normal, aqui no Brasil, porque as temperaturas não são tão baixas para neve”, acrescenta Luengo.

Em Carlos Barbosa, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, na serra gaúcha, também houve registro de neve. Moradora do bairro kayser, em Caxias, Rúbia Rossi levou o filho Davi e as primas Bárbara e Maria Flor para se divertirem

“O Davi estava muito ansioso para ver a neve. Eles amaram”, comemorou.

Em Carlos Barbosa, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, na serra gaúcha, também houve registro de neve. Moradora do bairro kayser, em Caxias, Rúbia Rossi levou o filho Davi e as primas Bárbara e Maria Flor para se divertirem

“O Davi estava muito ansioso para ver a neve. Eles amaram”, comemorou.

Também houve registros de neve em Herval, Piratini, Marau, Farroupilha, Canela Gramado.

Já em outros locais houve registro de chuva congelada, que é quando as gotículas de água congelam ao deixar a nuvem, mas derretem ao tocarem o chão. Os flocos de neve descem das nuvens em uma região que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente.

Previsão do tempo

A quinta-feira (29) tem previsão de neve na Serra, devido ao frio, que ganha cada vez mais intensidade e a umidade que sopra do oceano e favorece a formação de nuvens carregadas.

O dia começa também com previsão de geada ampla em diversos municípios gaúchos, e somente áreas litorâneas que terão bastante nebulosidade ao longo do dia e temperaturas levemente mais altas não têm risco de geada.

LEIA MAIS:

Açafrão veja os 4 benefícios que o Açafrão dá para o nosso organismo

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Petrobras ou Bolsonaro, quem tem culpa da alta no preço da gasolina? Entenda

Diante do aumento constante da gasolina, diversas autoridades já se pronunciaram sobre possíveis culpados pela situação recente. A Petrobras,...