24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 22 maio, 2022

10 benefícios do maracujá que vão além do efeito calmante: Confira

Relacionados

Fruta de sabor marcante, rica em fibras e uma das queridinhas para auxiliar no controle da ansiedade com seus chás e fitoterápicos, os benefícios do maracujá vão mais além! Facilmente encontrada no Brasil, tanto a casca quanto a polpa são incríveis para a saúde. Se você quer saber mais, acompanhe a matéria na íntegra e anote algumas receitas deliciosas!

1. Versátil e com bom custo-benefício

O maracujá é superversátil e fácil de encontrar, bem como concentra propriedades muito benéficas, como aponta Carolina: “Maracujá, fruta popularmente conhecida pelo seu sabor característico, praticidade e custo. Sendo o Brasil o maior produtor, possuímos várias espécies, mas o mais conhecido e utilizado é o maracujá-azedo ou amarelo. Fruto muito utilizado tanto na culinária, quanto na fitoterapia e Nutrição Funcional por apresentar grandes propriedades desde a casca, na polpa e nas flores”.

2. Fonte de antioxidantes

Para além de deliciosa, “a polpa da fruta também é uma excelente fonte de antioxidantes por apresentar grande quantidade de polifenóis e carotenóides”, aponta a nutricionista.

3. Auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo

Esse benefício se dá por conta da polpa da fruta e de sua ação antioxidante que é um aliado na prevenção do envelhecimento da pele.

4. Ajuda a prevenir células cancerígenas

Esse é outro benefício da fruta, devido à capacidade antioxidante dos polifenóis e carotenoides encontrados na polpa do maracujá. “Eles auxiliam na prevenção de células cancerígenas, catarata, aterosclerose e processo de envelhecimento cutâneo”, complementa.

5. Rico em fibras

Ademais, não somente sua poupa pode ser consumida, afinal “a casca do maracujá é rica e fonte de fibras, principalmente fibras solúveis, como a pectina”, esclarece. Assim, a quantidade de fibras da fruta ajudam a combater uma série de doenças.

6. Auxilia no combate de diversas doenças

Por conta das fibras da casca do maracujá que contêm a pectina, a fruta auxilia no combate de diversas doenças. Essa fibra solúvel auxilia nas doenças cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, hipercolesterolemia e atua na melhora do trânsito intestinal.

7. Ajuda no tratamento da obesidade

É por isso que a casca é muito usada em forma de farinha de maracujá, pois possui muitas fibras e auxilia no tratamento da obesidade, justamente por promover saciedade e por suas propriedades.

8. Fonte de vitamina e sais minerais

Uma fruta extremamente nutritiva, visto que “não é só rica em fibras, mas possui grande fonte de vitamina B3, cálcio e fósforo”, comenta. Essa é mais uma propriedade da casca do maracujá. Incrível, né?

9. Melhora os transtornos de ansiedade

Você já ouviu falar de produtos fitoterápicos? “As flores do maracujá são muito conhecidas e estudadas por apresentarem grandes propriedades na fitoterapia, principalmente a espécie Passiflora incarnata, por possuir grande ação ansiolítica, sedativa, auxiliando nos transtornos de ansiedade, tensão nervosa, insônia”, aponta.

10. Ação antidiurética

Esse benefício também é originado das flores do maracujá que proporcionam ação diurética, anti-hipertensiva e antimicrobiana.

Os benefícios do maracujá estão por toda a fruta: das flores, à casca e à polpa, nada é desperdiçado! Mas será que há contraindicações e malefícios envolvidos no consumo.

Leia Mais: Como emagrecer rápido: 13 dicas para perder peso de forma saudável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Vagas de emprego em Santo A.de Jesus no SineBahia nesta terça-feira(17)

DOCUMENTAÇÃO: Carteira de Trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e vacinação contra o Coronavírus, além das especificidades das vagas...