24.5 C
Santo Antônio de Jesus
terça-feira, 30 novembro, 2021

Água com gás faz mal? Descubra os mitos e verdades dessa bebida gaseificada

Relacionados

Todo mundo sabe que é preciso beber bastante água todos os dias, mas será que o mesmo vale para água com gás? Amada por muitos, essa bebida pode ser usada como uma substituta mais saudável ao refrigerante – é só preparar um suco da fruta com essa água que o resultado é bem parecido. Mas será ela realmente faz bem para a saúde? Para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, nós elaboramos uma lista com os mitos e verdades mais comuns dessa bebida. Dá uma olhada:

Água com gás prende o intestino: mito

Pelo contrário, a água com gás ajuda na digestão! Embora a ideia de ter gás nos faça pensar que a bebida causa inchaço – algo associado à constipação -, na verdade essa sensação de estufamento não está relacionada com o seu intestino. Inclusive, estudos mostram que a água com gás pode ser uma grande aliada ao combate à prisão de ventre, então se esse é o seu problema pode tomar sem medo.

Água com gás dá celulite: mito

A celulite nada mais é do que uma inflamação das células gerada pelo acúmulo de toxinas no corpo. Então vamos lá, a água com gás é água acrescida de gás carbônico, que por sua vez é o ar que nós expiramos. Só que esse composto não se trata de uma toxina, e por isso nada comprova, até agora, que seu consumo tenha alguma ligação com o surgimento da celulite. O que sim pode gerar esse problema é a alta ingestão de açúcar, que está presente, por exemplo, no refrigerante. Talvez seja justamente por se tratarem de duas bebidas gaseificadas que muita gente acredita que a água com gás seja uma das responsáveis pelo aparecimento da celulite, quando isso não é bem verdade.

Água com gás faz mal para os rins: mito

Pois é, mais um mito. As pedras nos rins são pequenos cristais formados devido a uma alta concentração de cálcio. Pois é, mas nem o mineral e nem outras substâncias que formam o cálculo – como fosfato, oxalato, e carbonato – estão presentes , o que nos mostra que ela não é tão perigosa quanto parece. Aliás, muito pelo contrário: para evitar o problema é essencial consumir bastante água, seja ela com ou sem gás.

Água com gás é ruim para os dentes: mito e verdade

Esse ponto aqui é um pouco mais controverso. Isso porque há estudos que mostram sim os efeitos negativos do refrigerante em relação aos dentes, eles são mais inconclusivos. O que se sabe é que ela possui um pH ácido, mas o seu dano no esmalte dos dentes não é tão grande. Além disso, é bom lembrar que o contato dessa água com a boca não tão prolongado assim.

Água com gás aumenta a pressão arterial: verdade

Embora esse seja um lado negativo , é preciso ressaltar que não é exatamente uma regra. Isso porque o que faz a bebida aumentar a pressão arterial é a presença de sódio em sua composição, mas algumas contam com um teor menor desse mineral. Por isso, caso você tenha hipertensão, não pense simplesmente que ela pode representar um grande risco. Afinal, mesmo a água mineral pode conter sódio, e, por isso, mais do que simplesmente evitar o líquido o ideal é ficar atento ao rótulo da embalagem.

Leia Mais: Chá verde antes de dormir faz mal ou bem? Emagrece?

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Economia Receita libera consulta a lote residual do IRPF de novembro

Já está disponível para consulta o lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do...