24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 22 maio, 2022

Concurso Caixa Econômica: 10 mil contratações serão realizadas; Veja

Relacionados

Grande notícia concurseiros a banca que organizará o próximo concurso Caixa Econômica está definida, e a escolhida é a Fundação Cesgranrio. Além disso, também estão confirmadas pelo presidente do banco a contratação de candidatos aprovados no certame de 2014. Lembrando que outras contratações para profissionais terceirizados e estagiários.

Grande notícia concurseiros a banca que organizará o próximo concurso Caixa Econômica está definida, e a escolhida é a Fundação Cesgranrio.

Além disso, também estão confirmadas pelo presidente do banco a contratação de candidatos aprovados no certame de 2014Lembrando que outras contratações para profissionais terceirizados e estagiários também ocorrerão, totalizando 10 mil contratações.

Concurso Caixa: situação atual

Foi publicado na terça-feira (31/08) o extrato de contrato entre o banco e a organizadora Fundação Cesgranrio que será a responsável por todos os trâmites da nova seleção que contará com 1.000 vagas para PcDs.

Importante mencionar que estão previstas a contratação de 10 mil funcionários novos em 2021 na Caixa Econômica Federal. Desse total, 3 mil serão de aprovados no concurso de 2014, ainda vigente, e mil por meio de um novo concurso público, apenas para deficientes.

O edital  do concurso Caixa Econômica Federal 2021 está programado para ser publicado no mês de setembro. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

“Vamos contratar mais 10 mil pessoas. Destas, 4 mil serão novos empregados, 3 mil dependem de autorização da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e mil serão PCDs (deficientes) em um novo concurso, em setembro deste ano”, anunciou o presidente do banco.

Além dos profissionais efetivos, o banco contratará 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas.

A distribuição das 10 mil vagas,  fica da seguinte maneira:

  • Mil empregados efetivos deficientes por meio de um novo concurso público (edital em setembro)
  • 3 mil aprovados de 2014, a depender de autorização do Sest
  • 5.200 estagiários e aprendizes;
  • 800 vigilantes e recepcionistas.

 

As admissões serão destinadas às 250 novas agências que a Caixa Econômica Federal abrirá até o fim de 2021. 

Deficit no quadro de funcionários

A Caixa Econômica Federal encerrou no ano de 2014 com um pouco mais de 101 mil empregados. No ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais de 2.000 contratações, que elevaria o total para 103 mil empregados.

Com o passar do tempo, mais de 16 mil funcionários deixaram a empresa principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não existe a informação de quantas contratações foram feitas, porém menos de 10% dos candidatos aprovados foram convocados, a estimativa é que hoje exista certa de 85 mil empregados.

A contratação dos aprovados no último concurso é possível em virtude da suspensão do prazo de validade do certame, determinada nos autos de uma Ação Civil Pública que tramita no TRT da 10ª região.

A ACP, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, visa dar cumprimento ao Acordo Coletivo e assim recompor os quadros da Caixa. Caso a medida anunciada pelo banco seja efetivada, a convocação dos aprovados irá colocar um fim à disputa judicial e permitirá, no longo prazo, a realização de novos concursos pela Caixa.

Missões, Atribuições e Vantagens

O último concurso ofertou vagas para o cargo de Técnico Bancário, as missões, atribuições e vantagens do cargo, são as seguintes:

Missões do Cargo

Atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços, efetivação de cálculos e controles numéricos, inserção e consulta de dados em sistemas operacionais informatizados e auxílio em sua manutenção e em seu aperfeiçoamento, bem como realização de operações de caixa, quando habilitado, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da Unidade e a satisfação dos clientes internos e externos;

Atribuições do Cargo

Prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público, efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade, operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade, instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade, efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA, elaborar e redigir correspondências internas e(ou) destinadas aos clientes e ao público, preparar o movimento diário, manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente, dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade, realizar trabalhos relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivo, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais, elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos, quando solicitado, realizar outras atribuições correlatas, divulgar e promover a venda dos produtos da CAIXA;

Vantagens do Cargo

– Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
– Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente;
– Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
– Auxílio refeição/alimentação;
– Auxílio cesta/alimentação;
– Possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
– Programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes;
– Contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.Qual o salário de Técnico Bancário Caixa?

Com base nas informações do último concurso realizado em 2014, o salário inicial para o cargo de Técnico Bancário foi no valor de R$ 2.025,00. O servidor em exercício conta com uma evolução salarial ao longo de sua trajetória profissional na CAIXA.

Levando em consideração que já se passaram cinco anos desde o último concurso, este valor provavelmente deve ter sido reajustado.

A jornada de trabalho é de 6 (seis) horas diárias, caracterizando 30 (trinta) horas semanais.

Qual foi o último concurso da Caixa Econômica Federal?

O último concurso CAIXA teve seu edital publicado no ano de 2014, na época foram ofertadas vagas para formação de cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário.

Foram registradas 1.156.744 pessoas inscritas, sendo que polo com maior número de inscritos foi para a cidade do Rio de Janeiro com 43.656.

Ainda no ano de 2014, foi publicado outro edital somente para cargos de nível superior, na ocasião foram ofertadas 9 (nove) vagas mais formação de cadastro reserva para os cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro em diversas especialidades.

A banca organizadora responsável pela execução do concurso foi a CESPE agora CEBRASPE.

A avaliação dos candidatos foi mediante prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

conteúdo programático da prova consistiu nas seguintes disciplinas:

Conhecimentos Básicos

♦ Língua Portuguesa;
♦ Matemática;
♦ Raciocínio Lógico;
♦ Atualidades;
♦ Ética;
♦ Legislação Específica;

Conhecimentos Específicos

♦ Atendimento;
♦ Tecnologia da Informação;
♦ Conhecimentos Bancários.

Já a prova discursiva teve como exercício avaliativo a elaboração de um texto dissertativo. Esta fase valia até 20 pontos.

Vale ressaltar que as provas objetivas e discursivas foram aplicadas na mesma data e tiveram 04h30min de duração.

nota dos candidatos aprovados nas provas objetivas ficou em torno de 109 e 130 pontos, podendo variar conforme cada polo.

 

LEIA MAIS:  MERCADO LIVRE ABRE 300 VAGAS PARA ASSISTENTE DE DESPACHO E REPRESENTANTE OPERACIONAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Como sacar os valores atrasados do abono PIS/Pasep?

Milhares de trabalhadores de todo o país deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019, que ficou disponível para...