24.5 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 17 setembro, 2021

DICA: Veja os 13 alimentos bons para o fígado

Relacionados

Os alimentos bons para o fígado são principalmente alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega-3, carotenos ou flavonóides, como alcachofra, salmão, castanha-do-pará, alho ou brócolis, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora do fígado, contribuindo para manter o bom funcionamento deste órgão e evitando o acúmulo de gorduras que podem causar como fígado gordo, por exemplo.

Esses alimentos podem ser incluídos na alimentação do dia a dia e, além disso, é fundamental manter uma hidratação adequada do corpo para o funcionamento do fígado, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.

O ideal é que os alimentos bons para o fígado sejam indicados pelo médico ou nutricionista, pois devem fazer parte de uma dieta balanceada para obter todos os seus benefícios.

Alguns alimentos bons para a saúde do fígado são:

1. Alcachofra

13 alimentos bons para o fígado

A alcachofra é rica em antioxidantes, como cinarina e silimarina, que ajudam a proteger o fígado de danos que podem ser causados pelos radicais livres, além de aumentar a produção de bile, reduzir a produção de colesterol e estimular o crescimento de novas células saudáveis no fígado, sendo uma excelente opção de alimento bom para o fígado.

Uma boa forma de consumir a alcachofra é na forma de chá que pode ser preparado utilizando 15 g das folhas secas da alcachofra em 500 mL de água fervente.

2. Suco de beterraba

13 alimentos bons para o fígado

O suco de beterraba é uma ótima opção de alimento bom para o fígado, pois é rico em nitratos e antioxidantes, como as betalaínas, que ajudam a reduzir o dano oxidativo causado pelos radicais livres e a inflamação nas células do fígado.

Além disso, o suco de beterraba também age aumentando a produção de enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do corpo. Confira mais benefícios do suco da beterraba para a saúde.

3. Brócolis

13 alimentos bons para o fígado

O brócolis é rico em canferol, um tipo de flavonoide, que tem ação anti-inflamatória potente que ajuda a proteger o fígado e a prevenir doenças como fígado gordo, hepatite ou cirrose, pois reduz a produção de substâncias responsáveis por causar inflamação no fígado.

Além disso, o brócolis é rico em fibras que ajudam a reduzir a absorção de gorduras da alimentação pelo intestino, ajudando a regular os níveis de colesterol ruim e, também, estimula o fígado a produzir enzimas que desintoxicam o corpo.

Outros vegetais que também são bons para o fígado ricos em canferol são a couve de bruxelas, repolho e couve.

4. Salmão

13 alimentos bons para o fígado

O salmão é outra opção de alimento bom para o fígado, pois é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o fígado mantendo-o saudável, porque ajudam a prevenir o acúmulo de colesterol e triglicerídeos que podem causar fígado gordo, por exemplo.

Uma boa forma de consumir o salmão é fazê-lo cozido ou assado com a pele, pois é onde o ômega-3 é mais concentrado. O ideal é consumir salmão pelo menos 3 vezes na semana.

Outros alimentos ricos em ômega-3 e que são bons para o fígado incluem sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.

5. Aveia

13 alimentos bons para o fígado

A aveia é rica em beta-glucana, um tipo de fibra, excelente para a saúde do fígado, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim que podem se acumular no fígado, por diminuir a absorção de gorduras da alimentação, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a combater inflamação que podem causar fígado gordo.

Para obter este benefício, é recomendado comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, o que equivale a aproximadamente 150 gramas de aveia em flocos.

6. Uva roxa

13 alimentos bons para o fígado

A uva roxa contém resveratrol na sua composição, principalmente nas sementes, que é uma substância antioxidante que reduz a inflamação e previne danos no fígado, sendo uma boa opção de alimento bom para o fígado. Além disso, a uva roxa também é rica em vitamina C, flavonoides e antocianinas que também têm propriedades antioxidantes, ajudando a manter a saúde do fígado.

Uma boa forma de consumir a uva roxa é comê-la inteira com as sementes, na forma de sucos orgânicos ou de suplementos de extrato de semente.

Outros alimentos ricos nesses nutrientes que são bons para o fígado são os frutos vermelhas como morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo, que podem ser adicionados na dieta e consumidos diariamente. Confira todos os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde.

7. Castanha do pará

13 alimentos bons para o fígado

A castanha-do-pará é outro alimento bom para o fígado, pois é rica em gorduras boas como o ômega-3, além da vitamina E, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as células do fígado dos danos causados por radicais livres e evitando que gorduras se acumulem no fígado, mantendo-o saudável.

Para obter esses benefícios pode-se consumir duas unidades de castanha-do-pará por dia no café da manhã ou lanche.

8. Azeite de oliva extra virgem

13 alimentos bons para o fígado

O azeite de oliva extra virgem é uma das gorduras mais saudáveis para o corpo, pois possui polifenóis na sua composição, como o oleocantal, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura e melhorar o fluxo sanguíneo para o fígado, sendo uma excelente opção de alimento bom para o fígado.

Para obter esses benefícios pode-se consumir uma colher de chá (6,5 mL) de azeite de oliva extra virgem por dia.

9. Alho

13 alimentos bons para o fígado

O alho possui alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo assim o risco de acumular gordura no fígado e, por isso, é uma ótima opção de alimento bom para o fígado.

Uma boa forma de aumentar o consumo de alho e obter esses benefícios é fazer o chá de alho ou picar um dente de alho e colocar em 1 litro de água e deixar descansar por pelo menos 10 minutos para aumentar a quantidade de alicina, e usar essa água para o cozimento de alimentos. Veja outros benefícios do alho para a saúde e outras formas de consumi-lo.

10. Abacate

13 alimentos bons para o fígado

O abacate possui muitos nutrientes como carotenóides, tocoferóis, ômega-3, vitaminas A, B, C e E, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, que estão relacionadas ao desenvolvimento de doenças no fígado.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de abacate está associado a perda de peso, redução do IMC, controle dos níveis de açúcar no sangue, aumento do colesterol bom, redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, o que reduz o risco de desenvolvimento do fígado gordo. Confira outros benefícios do abacate para a saúde.

No entanto, o abacate deve ser consumido de forma moderada e em pequenas porções, pois apesar de ter benefícios e ser rico em gorduras boas, é uma fruta que contém muitas calorias e pode engordar se consumida em excesso.

11. Laranja

13 alimentos bons para o fígado

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, além de flavonóides e carotenóides, com ação anti-inflamatória, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de doenças no fígado.

O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural. Veja outros benefícios de consumir a laranja.

Além da laranja, outras frutas ricas em vitamina C, que são boas para o fígado, incluem kiwi, acerola, abacaxi, limão e tangerina, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia.

12. Café

13 alimentos bons para o fígado

O café é uma bebida que ajuda a promover a saúde do fígado, pois é rica em antioxidantes como a cafeína, que protege o fígado de doenças, especialmente o fígado gordo, mesmo para pessoas que já têm problemas nesse órgão.

Além disso, alguns estudos mostram que a ingestão diária de café pode ajudar a reduzir o risco de doenças hepáticas crônicas, como cirrose ou fibrose, e a proteger contra o câncer de fígado.

O ideal é tomar de duas a três xícaras de café preto por dia, sem açúcar, para obter esse benefício, pois o açúcar prejudica a saúde do fígado e pode causar diabetes. Confira a melhor forma de consumir o café e outros benefícios para a saúde.

O consumo de café deve ser evitado por pessoas que têm alergia ao café, ou que têm insônia ou irritação no estômago.

13. Chá verde

13 alimentos bons para o fígado

O chá verde possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes e ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que podem se depositar no fígado, causando o fígado gordo. Confira outras opções de chás que podem ser utilizados para o fígado gordo.

Uma boa forma de consumir o chá verde é preparar a infusão e tomar cerca de 2 ou 3 xícaras por dia, usando o chá verde em folhas, saquinho para preparar o chá ou em pó. No entanto, é importante não tomar este chá após as refeições pois pode prejudicar a absorção do ferro, cálcio e da vitamina C pelo organismo.

O chá verde deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode causar efeito contrário e prejudicar o fígado.

Piores alimentos para o fígado

Os piores alimentos para o fígado são aqueles que prejudicam o seu funcionamento, causam inflamação ou danos nas células, como por exemplo:

  • Frituras;
  • Alimentos ricos em gordura ou açúcares;
  • Temperos ou molhos artificiais;
  • Carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça ou bacon.

Fonte: tuasaude

 LEIA MAIS:  POR QUE OS MÚSCULOS TREMEM DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO?

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

URGENTE: Vulcão capaz de gerar grande tsunami na Bahia entra em estado de alerta

Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, entrou em estado de alerta para uma possível erupção e...