24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 22 maio, 2022

Ex-BBB21 é diagnosticada com narcolepsia; conheça o distúrbio

Relacionados

A cantora Pocah usou as redes sociais na última sexta-feira, 27, para revelar que foi diagnosticada com narcolepsia, um distúrbio que causa sonolência diurna em excesso.

A doença está associada à deficiência da orexina, um dos neurotransmissores responsáveis por deixar os seres humanos acordados.

“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”, publicou a ex-BBB no Twitter.

Questionada pelos fãs sobre como descobriu a doença, a cantora contou que diagnóstico foi feito por um neurologista após a realização de uma polissonografia, exame feito enquanto o paciente dorme

“Procure um neurologista, ele deve te indicar uma polissonografia que é um exame feito enquanto você dorme”, orientou.

“Minha prioridade agora está sendo cuidar de mim. Para que quanto antes eu possa retomar a minha vida ‘normal’. Achei importante compartilhar isso com vocês”, completou a cantora.

A cantora já havia dados sinais do distúrbio ao chamar a atenção por dormir demais no “BBB 21”, reality da TV Globo.

Saiba mais sobre narcolepsia

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), a narcolepsia é caracterizada por um quadro de sonolência diurna excessiva com uma tendência de cair no sono em horas inapropriadas.

A sonolência pode ser “desencadeada por situações de estresse e não são aliviadas com uma boa quantidade de sono à noite”.

O distúrbio também pode provocar perda súbita do tônus muscular e causar alucinações.

No Brasil, são registrados cerca de 150 mil casos de narcolepsia por ano.

O tratamento é feito com uso de estimulantes, antidepressivos e outros medicamentos, mas não tem cura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Vagas de emprego em Santo A.de Jesus no SineBahia nesta terça-feira(17)

DOCUMENTAÇÃO: Carteira de Trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e vacinação contra o Coronavírus, além das especificidades das vagas...