24.5 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 17 setembro, 2021

Já comeu Jambo? Veja origem e benefícios da fruta!

Relacionados

Presente em muitos quintais e propriedades pelo Brasil, o jambo é quase uma daquelas frutas que remetem à infância, de quando as crianças chegavam a pular muros para conseguir prová-lo. Entretanto, mais do que isso, é sinônimo de história do país, personificando a flora complexa e diversa que aqui habita.

Pelo menos é isso que explica a bióloga Rayane Ribeiro*, doutora em botânica. Segundo ela, a memória afetiva relacionada à fruta parece única, mas a verdade é que ela pode ser encontrada em plantas diversas.

Em Fortaleza, assim como no restante do Ceará, ela delimita que a espécie mais comum do jambo é o Syzygium malaccense, nome científico da planta em questão. “O nosso jambo roxo ou vermelho vem dessa planta, originária da Ásia, ou seja, veio de outro local e foi cultivada aqui, se tornando bem comum na arborização da cidade”, comenta.

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

Entre as principais características da planta que dá origem ao jambo, está o aspecto frondoso da árvore, capaz de fazer sombra grande, acrescentando em beleza enquanto está florindo ao também deixar os arredores da planta cheio de folhas rosas.

Estudos científicos apontam que uma árvore de jambo pode atingir cerca de 15 metros de altura, com aparência de tronco reto, folhas grandes e coloração verde-escura.

QUANDO É A ÉPOCA DO JAMBO?

Ao todo, o estimado é que um “jambeiro”, como é denominada popularmente esta árvore, consiga produzir mais de 1000 frutos, algo considerado como abundante, se outras espécies forem consideradas.

“O jambo tem uma floração entre agosto e fevereiro, com uma frutificação bem comum de janeiro a maio, mas isso não é obrigatório, isso acaba até dependendo de particularidades de onde a árvore foi plantada”, revela Rayane Ribeiro.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JAMBO

Assim como outras plantas e frutas na natureza, o jambo não fica atrás quando o assunto são os benefícios ao corpo de quem o consome. De pronto, por exemplo, a bióloga define a presença de vitaminas, sais minerais e fibras que podem ser essenciais para os seres humanos.

“Essa coloração dele, por exemplo, meio arroxeada ou avermelhada é bem característica de um conjunto de pigmentos que chamamos de antocianinas. Eles têm o potencial antioxidante do nosso corpo, ajudam a evitar o envelhecimento precoce, barram a morte das células do nosso corpo”, diz Rayane. (Diario Nordeste)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

SALINAS: Prefeitura assina ordem de serviço para execução da revitalização da Orla na Sede

PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVICO PARA EXECUCAO DA REVITALIZAÇÃO DA ORLA NA SEDE O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson...