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sexta-feira, 17 setembro, 2021

Sequelas da Covid-19 podem ser amenizadas com alimentação; Saiba mais

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Sobreviver à Covid-19, sem dúvidas é uma grande vitória, visto as inúmeras mortes que esta doença vem causando em todo mundo, entretanto, algumas sequelas podem vir a comprometer a qualidade de vida desses indivíduos elevando o risco de outras complicações ao longo da vida.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, as sequelas neurológicas são regra e não exceção em pacientes curados da Covid-19.

Foram revisadas evidências de 215 estudos relatando uma gama de sequelas que afetam desde o cérebro à saúde mental.

Entre as principais sequelas estão:

  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Dores musculares
  • Cefaleia
  • Tontura
  • Dificuldades de memória
  • Falta de concentração
  • Insônia

Alimentação X Sequelas da Covid

Umas das formas de amenizar essas sequelas é através da alimentação. Visto que durante a infecção da Covid-19, o organismo passa por um processo inflamatório e de estresse oxidativo muito intenso, nada melhor do que priorizar alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além disso, fontes de ômega 3 são essenciais nesta etapa de recuperação, já que o nutriente garante benefícios nas funções neurológicas.

Determinados nutrientes, como é o caso do ômega 3 melhoram a manutenção das estruturas do tecido cerebral e das funções do sistema nervoso em geral.

Esses alimentos estratégicos mencionados abaixo, também contribuem para a passagem de estímulos e comunicação entre os neurônios, o que além de melhorar as funções cognitivas diminuem as sequelas provenientes do vírus.

Dentre os nutrientes importantes para produzir novos neurotransmissores vale a pena apostar em:

Fontes de ômega 3

Esses alimentos são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento.

  • Sementes
  • Óleos vegetais
  • Castanhas
  • Folhas verde-escuras
  • Salmão
  • Atum
  • Arenque
  • Cavala
  • Corvina
  • Sardinha

Vitamina C

As frutas e vegetais ricos em vitamina C são considerados potentes antioxidantes, protegendo os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.

  • Vegetais verde-escuros
  • Caju
  • Goiaba
  • Acerola
  • Laranja
  • Cenoura

Vitamina E

Já a vitamina E age diretamente na produção de neurotransmissores cerebrais, portanto é indicado consumir este nutriente frequentemente.

  • Abacate
  • Amendoim
  • Mamão
  • Sementes oleaginosas
  • Gema de ovo
  • Óleos vegetais

Complexo B

Já os alimentos que contém nutrientes do complexo B são fundamentais para o cérebro e a síntese de acetilcolina, neurotransmissor básico para funções de memorização.

  • Levedura de cerveja
  • Fígado
  • Feijão
  • Lentilha
  • Grão-de-bico
  • Ervilha

Saiba que além desses nutrientes encontrados em frutas, vegetais e legumes, até o chocolate 70% cacau também ajuda no processo de recuperação neurológica, já que ele estimula a liberação de serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e melhoram a disposição e o humor.

Também é importante ressaltar, que assim como há alimentos que ajudam a amenizar as sequelas da Covid-19, também têm os que prejudicam a recuperação, como os ricos em óleo, sal, açúcar e gordura.

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