24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 10 agosto, 2022

‘Doença da urina preta’: homem morre em Santarém, Pará

Relacionados

Um homem de 55 anos faleceu na última terça-feira (7), em Santarém (PA), com suspeita de rabdomiólise, mais conhecida como “doença da urina preta”. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o indivíduo procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e relatou dores nos membros inferiores e cãibra. Liberado após receber medicação, o homem retornou à noite com o tórax dolorido.

A rabdomiólise provoca lesões musculares que liberam substâncias tóxicas na corrente sanguínea. Quando aparece após o consumo de peixes é associada à Doença de Haff. Pode ocorrer também na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de drogas.

O indivíduo que morreu teria consumido pescado, contudo, o caso está sendo investigado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença da urina preta é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Em agosto, a cidade de Itacoatiara (AM) registrou um surto de rabdomiólise, com 36 casos registrados e uma morte.

Leia Mais: Por que a retenção de talentos é importante?

spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) realizou 727 atendimentos no mês de julho

Alto padrão no atendimento ao público segue sendo o destaque da superintendência A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através...