24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 22 maio, 2022

Nome sujo: como saber se você está com CPF negativado?

Relacionados

Estar negativado compromete a vida financeira de maneira considerável. Afinal, o crédito pode ser bem-vindo em situações de extrema urgência e até na realização de alguns de nossos sonhos. Mas como é possível saber se você está negativado?

De acordo com dados atualizados no mês de maio pela Serasa, cerca de 62,5 milhões de pessoas estão negativadas, o que acumula um total de aproximadamente R$ 249,6 bilhões em dívidas. Isso representa uma média de R$ 3.937,98 por pessoa.

É importante que o cliente tenha ciência que a lei do consumidor obriga as empresas a notificarem o cliente de que estão protestando contra a dívida. Também é necessário informar a data em que a pessoa vai ser negativada. Todavia, nem todos são alertados e sequer sabem que estão com nome sujo.

Como saber que estou negativado pela internet

Para realizar a consulta, o cliente precisa acessar alguma página especializada em proteção ao crédito, sendo a da Serasa a mais comum e confiável. O passo a passo ocorre da seguinte maneira:

  • Entre na plataforma da Serasa com seus dados de login;
  • Já dentro da plataforma, clique em “Consultar CPF grátis”;
  • Em seguida, informe CPF e a senha cadastrada;
  • Vá até “Meu CPF” e, dentro dessa funcionalidade, aparecerá se você se encontra negativado.

O que fazer para voltar a ter o nome limpo

Ao identificar a dívida, é fundamental averiguar se existe, na própria plataforma, alguma proposta de negociação. Caso não tenha, entre em contato com a empresa e busque a negociação.

Nesses casos em que o nome já entrou no rol de devedores, a maioria das empresas oferecem descontos para quitação da dívida, seja pelo próprio Serasa ou na negociação direta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Veja as 5 melhores frutas para ressaca

Para se sentir melhor após uma ressaca, é importante se hidratar e se nutrir bem. E existem frutas que...