24.5 C
Santo Antônio de Jesus
terça-feira, 30 novembro, 2021

Bancos farão mutirão para renegociar dívidas; Saiba mais

Relacionados

Dívidas com banco em época de crise acaba ficando “normal”. Atualmente muitos brasileiros estão endividados até o pescoço. Pensando nisso, as instituições financeiras vão promover a partir da próxima segunda-feira (1°), um mutirão virtual para tentar renegociar débitos que estão em atraso.

O Banco Central tomou a iniciativa de promover o mutirão, que também foi acolhido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e pelo Senado Federal.

Você que possui dívidas com algum banco pode acessar a página consumidor.gov.br e enviar uma proposta até 30 de novembro. Após fazer o registro, você deve escolher a instituição que pretende realizar a negociação. O banco terá um prazo de 10 dias para analisar sua solicitação e apresentar uma proposta.

Banco Central (BC) explicou que “a iniciativa é voltada para pessoas físicas com dívidas em atraso com instituições financeiras cujas modalidades não contemplem bens dados em garantia do empréstimo”.

Os endividados poderão receber orientações financeiras através do site mutirao.febraban.org.br, quando será possível saber quais as dívidas que a pessoa possui e se vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento vai poder ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento em que for realizada a negociação.

“Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registro, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras”, informou o BC.

Em setembro, o total de brasileiros endividados chegou a 74% da população, 1,1 ponto percentual (p.p.) acima do verificado em agosto, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para se ter uma ideia, em setembro do ano passado, o nível de endividamento da população ficou 6,8 p.p. acima.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Pix Saque e Troco liberados nesta segunda (29); veja como vai funcionar

O Banco Central (BC) já fez os últimos preparativos para o lançamento das novas modalidades do Pix. De acordo...