24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, 2 dezembro, 2021

SALINAS: Equipe de Salva Vidas dará ‘mais segurança’ aos banhistas e turistas para evitar futuros acidentes em praia, anuncia Prefeitura

Relacionados

A Prefeitura de Salinas da Margarida, através da Secretaria Municipal de Administração e parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura, visando a segurança dos banhistas e visitantes, acaba de contratar uma equipe de Salva-Vidas para proteger, instruir e evitar futuros acidentes na área da praia da ponte, além de realizar tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do município. A contratação também já visa a temporada de verão, onde a cidade recebe um fluxo maior de visitantes e turistas. Ao contrário do que se imagina, os afogamentos ocorrem de maneira silenciosa. A típica cena da vítima debatendo-se na água e gritando por socorro é pouco descrita por testemunhas.

Em síntese, para evitar incidentes do tipo, veja algumas dicas:

  1. Nade sempre perto de um guarda-vidas.
  2. Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho de mar.
  3. Não superestime sua capacidade de nadar – 46,6% dos afogados acham que sabem nadar.
  4. Tenha sempre atenção com as crianças.
  5. Nade longe de pedras, estacas ou píeres.
  6. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.
  7. Crianças perdidas: leve-as a um posto de guarda-vidas.
  8. Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas:
  • A vala ou corrente de retorno é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar.
  • Se você entrar em uma vala nada paralelamente a ela até conseguir escapar ou peça por socorro imediatamente.
  1. Nunca tente salvar alguém se você não for preparado par fazê-lo. Muitas pessoas morrem desta forma.
  2. Ao pescar em pedras, observe antes se a onda pode alcançá-lo.
  3. Antes de mergulhar no mar cerifique-se da profundidade.
  4. Afaste-se de animais marinhos como águas-vivas e caravelas.                  

Salinas se encanta pela beleza de suas praias de águas calmas nas ilhas que o circundam, e reserva bons picos para a pesca e a prática de esportes náuticos. Cidade linda, encantadora recanto para quem está buscando sossego e tranquilidade. Principais Pontos Turísticos: Praia da Barra do Rio Itapicuru. A Barra do Rio Itapicuru é uma das praias marítimo/fluviais mais procuradas desta região. Águas mornas, calmas e bastante piscosas, passeios de caiaque e pesca de linha, entre o mangue e as dunas locais está o “Cavalo Russo”, um córrego de águas limpas e transparentes.

Praia da Encarnação, características semelhantes às das praias da região, a Praia da Encarnação tem, num mar morno e calmo, a sua principal marca. Praia de Araçá, águas mornas e tranquilas, ideais para banho em qualquer período das marés. A história de Salinas das Margarida se faz intrigante a partir da origem do nome dado ao município. O nome tem sua história contada de várias formas, que se desmembram em lendas que são passadas até os dias de hoje de geração para geração. Umas delas são justamente de onde vem o nome Margarida que tem uma versão romântica, a qual fora cogitado a ideia de uma homenagem do Comendador Manoel de Souza Campos à sua esposa, que supostamente chamava-se Margarida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Qual é a renda para receber o Auxílio Brasil?

O auxílio Brasil é um benefício que será concedido para as famílias em situação de vulnerabilidade, por isso existe...