24.5 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, 6 dezembro, 2021

Vacinação avança: Brasil aplica mais 2ª dose que 1ª há 41 dias seguidos

Relacionados

Com o ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19 avançando em todo o país, o número de pessoas que completaram o ciclo de imunização vem crescendo em ritmo acelerado. Desde 6 de setembro, o Brasil aplica majoritariamente a segunda dose das vacinas disponíveis. Nestes 41 dias, 36.684.591 pessoas foram, finalmente, imunizadas contra o coronavírus, o que representa 35,1% do total de pessoas que receberam a segunda dose em toda a campanha.

Até essa segunda-feira, 104.352.811 brasileiros tinham completado o ciclo vacinal – 57,1% de todas as pessoas acima de 12 anos no país.

Para esse levantamento, foram descartadas as doses do imunizante da Janssen, já que para a completa imunização é necessário apenas uma dose de vacina. O imunizante é o único que necessita apenas de dose única.

 

O cenário é positivo e indica que o país está, finalmente, avançando na imunização, avalia o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro: “Agora temos um cenário com muitas pessoas já com a primeira dose. Então é muito positivo vermos que a segunda dose, para o término do ciclo vacinal, está sendo devidamente aplicada”.

A vacinação começou em 17 de janeiro deste ano no Brasil. Desde então, problemas de falta de imunizantes, logística na entrega de novas doses e denúncias de corrupção na aquisição de vacinas permearam a campanha de vacinação. Vídeos divulgados na última sexta-feira (15/10), por exemplo, mostram que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teria mentido à CPI da Covid sobre o preço da vacina adquirida via consórcio Covax Facility.

Para Ribeiro, é preciso manter o esforço para aplicação da segunda dose, e também da dose de reforço. Estudos vêm acompanhando a perda de proteção das vacinas ao longo do tempo e a comunidade científica avalia a possibilidade de que as vacinas contra a Covid-19 sejam aplicadas de forma recorrente, assim como outros imunizantes usados em outras doenças, como a gripe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Liberado auxílio de R$ 600. Veja quem tem direito

Liberado auxílio de R$ 600 para as pessoas que estão em situação de extrema pobreza ou pobreza e insegurança...