24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, 2 dezembro, 2021

Variante Delta Plus: entenda o que é e por que ela preocupa

Relacionados

A sublinhagem da variante Delta, a Delta Plus (AY.4.2), está sendo apontada como a responsável pelos novos surtos de covid-19 na Europa.

No Reino Unido, ela já representa cerca de 6% dos casos sequenciados geneticamente, o que tem causado preocupação e debates sobre a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras na região.

Casos de infecções dessa variante já foram identificados em pelo menos 44 países, de acordo com dados do portal outbreak.info. Rússia, Israel, Índia, Dinamarca e Estados Unidos estão entre eles.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, informou que a AY.4.2 ainda é “muito rara” no país. Até o momento, foram menos de 10 casos identificados entre os norte-americanos.

Ainda não há evidências de que essa sublinhagem provoque quadros mais graves de covid, nem que seja mais perigosa que a Delta. Os detalhes sobre essa cepa, no entanto, ainda estão em investigação.

O que é a Delta Plus?

Os vírus estão sempre em mutação, gerando pequenas variações que os tornam mais eficazes na disseminação da infecção.

Esta variante, em particular, é um sublinhagem da variante Delta e tem duas mutações na proteína spike, parte do vírus que ajuda na invasão as células do corpo.

As vacinas protegem?

Apesar de ser observada de perto pelo governo britânico, a AY.4.2 ainda não é considerada uma ‘variante de preocupação’, a categoria de risco mais alto, e os especialistas estão confiantes de que as vacinas sejam eficazes na proteção contra ela.

Alguns cientistas acreditam que não há nenhum sinal de que a Delta Plus vai causar tanto estrago quanto a Delta. “É mais provável que seja um aumento lento e gradativo em casos”, disse o virologista Jeremy Luban, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, em entrevista ao National Public Radio.

Por outro lado, os casos rastreados até o momento acendem um alerta para a transmissão e a necessidade de maiores coberturas vacinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Vídeo: Ivete Sangalo é criticada por planejar Carnaval privado na Bahia

Mesmo a gestão pública ainda não ter definido se haverá Carnaval em 2022 devido a pandemia do novo coronavírus, ...