24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, 2 dezembro, 2021

IPVA atrasado: Veja como se regularizar

Relacionados

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou apenas IPVA é uma importante cobrança de caráter estadual que deve ser pago anualmente. Estar, em atraso, pode levar a uma verdadeira dor de cabeça, como incisão de encargos e multas.

Diante disso, confira no decorrer do artigo, como realizar a consulta e regularizar a sua situação referente ao IPVA, bem como as possíveis consequências em manter o pagamento do imposto atrasado.

Consequências de estar com o IPVA em atraso

Condutores que estão inadimplentes com o IPVA, podem passar por diversos transtornos. Confira algumas possíveis consequências.    

  • Sem o IPVA, não será possível licenciar o veículo;
  • Pode levar a pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • O proprietário do veículo pode vir a ter o CPF cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito;
  • O não pagamento, pode incidir em encargos, multas e juros;
  • Trafegar com IPVA irregular, é uma infração gravíssima, o que por sua vez, acarreta uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira e apreensão do veículo.
  • Enfim, fica claro a importância de manter o documento em situação regular. Veja como realizar este processo no tópico a seguir.

    Como consultar e regularizar o IPVA

    Vale lembrar que o IPVA diz respeito a um imposto estadual, de modo que as regras e condições de pagamento irão variar conforme a localidade. Em alguns estados, houve uma flexibilidade na regularização do imposto em decorrência dos desafios da pandemia da covid-19.

  • Sendo assim, o primeiro passo é conferir a situação do seu estado, neste âmbito. Cabe salientar que também conforme o estabelecido por cada localidade, determinados veículos ganham a isenção do IPVA

    De todo modo, para consultar o seu IPVA, será necessário ter o RENAVAM e a numeração referente a placa do veículo em mãos. Em seguida, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda ou a página do Detran, ambos os canais devem corresponder ao seu estado.

    Em relação à regularização do IPVA, será preciso emitir uma Guia de pagamento (Boleto que já terá incluído todas multas e encargos atrasados) também através da página da Secretaria da Fazenda. Feito isso, você pode ainda optar por parcelar o débito, todavia, isto incidirá em mais encargos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

+ Notícias

Prefeito Ito de Ito de Bêga participa de reunião com Rui Costa voltada aos presidentes das Policlínicas

O prefeito de Conceição do Almeida Ito de Bêga, Participou na tarde desta terça-feira (30) em Salvador, de uma...