24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 19 janeiro, 2022

Pagamento do vale-gás vai começar; Veja calendário e quem recebe primeiro

Relacionados

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um benefício criado em novembro do ano passado para ajudar famílias de baixa renda na aquisição do gás de cozinha. A expectativa agora é que os valores da primeira rodada serão repassados na próxima semana para cerca de 5,4 milhões de brasileiros.

No fim de dezembro, o governo federal liberou a primeira parcela do vale-gás para cerca de 108 mil famílias que vivem em municípios da Bahia e de Minas Gerais atingidos pelas fortes chuvas. Nos próximos dias, é a vez dos demais cidadãos.

Cada família terá direito a 50% do preço médio nacional do botijão de gás, a cada dois meses. Em janeiro, o valor será de R$ 52, seguindo a cotação apurada no último levantamento da ANP.

Calendário do vale-gás

O cronograma de pagamentos será o mesmo adotado no Auxílio Brasil, com repasse de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira o calendário de janeiro do auxílio:

Quem será contemplado?

Durante os cinco anos de vigência do programa, 19 milhões de famílias devem receber o auxílio gás, sendo 14,6 milhões beneficiárias do Auxílio Brasil e 4,7 milhões compostas por algum segurado do BPC.

Para ter acesso às parcelas, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Tenda familiar mensal igual ou menor a meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa;
  • Ter alguém na família que recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Terão preferência no pagamento as mulheres responsáveis pela família e as vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.

A seleção dos contemplados será feita de forma automática, com base nos dados do Cadastro Único.

Fonte: Edital Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Decreto prevê embargo ou interdição de locais que descumprirem limite de público

Estabelecimentos que descumprirem os decretos de limite de público poderão ser punidos com embargo, temporário ou definitivo, de obras...