24.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 22 maio, 2022

Pôr do sol em Salvador é marcado por céu ‘pintado’ de roxo e meteorologista explica fenômeno

Relacionados

O pôr do sol em Salvador chamou a atenção pela coloração roxa do céu no final da tarde desta segunda-feira (24). O cenário inspirou muitas pessoas a fazerem fotos, vídeos e compartilharem as imagens através dos aplicativos de bate-papo.

Segundo Giuliano Carlos, meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC) de Salvador, o fenômeno é típico do verão e acontece, geralmente, quando há muitas nuvens no céu, além de chuvas acompanhadas de trovoadas.

“Isso ocorre quando o sol fica meio alinhado com as nuvens e reflete essa tonalidade. É característico do verão e pode ocorrer em qualquer lugar do mundo que tiver bastante nebulosidade”, afirmou.

O mesmo fenômeno já foi registrado em várias cidades baianas, em junho de 2020. Na oportunidade, especialistas contaram que a situação ocorreu também porque havia nebulosidade, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.

Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, já que acentua os tons de vermelho, laranja e lilás.

A situação é mais fácil de ocorrer no outono (quando há mais nuvens). A presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração.

G1/Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Como sacar os valores atrasados do abono PIS/Pasep?

Milhares de trabalhadores de todo o país deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019, que ficou disponível para...