24.5 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, 15 agosto, 2022

Anvisa determina recolhimento de remédio para pressão; veja qual é

Relacionados

Foi divulgado recentemente que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do remédio Losartana. O medicamento é o mais usado no Brasil por pacientes com insuficiência cardíaca. Veja quais os lotes e como fazer a troca.

De acordo com a agência, a medida é preventiva. Foram identificados “azido”, um tipo de impureza, em quantidade acima do limite considerado seguro no remédio. Com a determinação, os lotes devem ser retirados das farmácias em até 120 dias.

Recolhimento de Losartana

Apesar do recolhimento da Losartana, a Anvisa orientou que os pacientes que usam o medicamento não interrompam o tratamento. A agência reforçou ainda que, por se tratar de um medicamento contra à hipertensão e insuficiência cardíaca, somente um médico pode fazer a alteração no tipo de tratamento.

Por essa razão, a Anvisa considerou o prazo máximo de 120 dias – a partir da publicação da resolução em 23 de junho – para o recolhimento.

Segundo eles, o recolhimento de lotes de Losartana é apenas para adequar o remédio usado no Brasil aos limites técnicos do contaminante. “As impurezas azido são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que têm potencial mutagênico”, esclarece a agência.

A orientação da agência é para que os pacientes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que produz o medicamento e que se informem sobre a forma de garantir a troca por um novo lote que não tenha sido retirado de circulação por eles. As informações estão na embalagem e na bula dos remédios.

Ainda em comunicado, a Anvisa disse que desde a descoberta da possibilidade de presença do azido na Losartana, em setembro de 2021, eles estão adotando, junto às empresas produtoras, algumas medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.

Para conferir a lista completa de todos os lotes que devem ser recolhidos, os pacientes podem acessar a página oficial da Anvisa por meio do portal gov.br.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

+ Notícias

Bancos que fazem empréstimo do Auxílio Brasil: Veja a lista completa

Esta semana começou uma grande dúvida entre os brasileiros: “Quais bancos fazem empréstimo do Auxílio Brasil”, pois foi aprovado pelo...