24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Conheça os principais sintomas gerados pelo fígado gorduroso

Relacionados

Problemas no fígado devem ser vistos como situações graves de saúde. O órgão é um daqueles que compõem o rol de estruturas vitais para a saúde humana. Uma das situações que merece atenção é a que envolve o excesso de gordura visceral, também conhecida como fígado gorduroso.

Esse quadro de saúde pode ser gerado por obesidade, alimentação desregrada e cheia de gorduras, além do excesso de bebidas alcoólicas. Existem vários fatores que podem desencadear o fígado gorduroso.

Confira quais são os sintomas:

Sintomas do fígado gorduroso nas pessoas

Se você tem fígado gorduroso provavelmente irá apresentar alguns desses sintomas bem desagradáveis:

  • Suor em excesso: a temperatura do corpo tende a ser maior em pessoas com fígado gorduroso e isso faz com que o suor seja excessivo.
  • Fadiga permanente: você se sentirá com mais cansaço do que antes;
  • Mais acnes: a tendência do fígado gorduroso é proporcionar o aparecimento de acnes com mais frequência;
  • Mau hálito: mesmo escovando os dentes, a pessoa se mantém com o mau cheiro dentro da boca;
  • Alergias frequentes: o mau funcionamento do fígado inibe a ação de anticorpos contra alergias.

Bônus: alimentos que melhoram a saúde do fígado gorduroso

A boa notícia é que através da alimentação também é possível garantir maior proteção do fígado. Um dos problemas mais frequentes está no acúmulo de gordura visceral nesta região. Para isso, é importante ter uma dieta balanceada a fim de não sobrecarregar esse órgão.

1 – Beterraba

A beterraba é um ótimo alimento para controlar os índices de glicemia no corpo. Contudo, para ter uma boa absorção, o mais indicado é o consumo do alimento ainda cru, que pode ser ralado. O nitrato presente na beterraba ajuda na vasodilatação e contém alto teor de antioxidantes, responsáveis por proteger o fígado.

2 – Aveia

Dentre os carboidratos, a aveia é um dos mais indicados, já que possui propriedades que ajudam a equilibrar o organismo. Ela é uma bela fonte de beta-glucana e auxilia a reduzir os níveis de colesterol LDL. Esse é o colesterol prejudicial para a saúde, em especial para o sistema vascular e para o fígado.

3 – Castanha-do-pará

Embora seja uma oleaginosa, a castanha-do-pará apresenta o que chamamos de gordura boa. Ela é rica em ômega 3 e em vitaminas que são excelentes para a cicatrização e regeneração dos tecidos orgânicos, como o do fígado.

4 – Abacate

O abacate é uma rica fonte de nutrientes e, com certeza, deve estar inserido na dieta. Ele possui bastante glutationa, que é um tipo de antioxidante capaz de agir diretamente no fígado e proteger o órgão.

5 – Alcachofra

A alcachofra é rica em silimarina, um antioxidante que é comercializado em vários fármacos. Ele serve justamente para o tratamento de doenças que afetam o fígado. Ela ajuda a diminuir a gordura visceral presente no órgão. Ela pode ser tanto consumida como chá quanto cozida.

spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

SAJ: Quebra-molas são sinalizadas após acidentes; “Não é intenção nossa deixar o risco para o cidadão”, diz coordenador da SMTT

Em entrevista ao Levante a Voz, o sub-tenente Bittencourt, coordenador da SMTT,  anunciou a sinalização de quebra-molas após acidentes...