24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, 30 junho, 2022

Veja 8 dicas para economizar o combustível no carro

Relacionados

Durante a pandemia da Covid-19, os preços dos combustíveis tiveram altas significativas. Segundo o último levantamento do Índice de Preços da Ticet Log (IPTL), o mês de maio foi encerrado com a gasolina custando R$ 7,54 o litro. O valor corresponde uma alta de 0,67% com relação ao mês de abril.

No que se refere ao etanol, também foi registrada uma alta, porém, mais expressiva em relação a gasolina. No fim de maio, o combustível chegou a R$ 6,12, uma alta de 3,14% se comparado ao mês anterior. Diante tantas variações, confira algumas dicas de como reduzir o consumo de combustível.

Veja 8 dicas para reduzir o consumo de combustível

Não use o ar-condicionado

Quando o ar-condicionado é ligado, a capacidade do motor do veículo se divide entre a rotação das rodas e o resfriamento do ar interno. Assim, além de prejudicar a potência do veículo, o uso do ar-condicionado pode ter um aumento no consumo de até 20%.

Evite carga desnecessária

Normalmente, quanto maior for o peso transportado mais força será necessário. Sendo assim, evite levar peso extra no veículo que não seja de extra necessidade.

Evite o ponto morto

Alguns motoristas têm o costume de dirigir com o câmbio em ponto-morto, principalmente em descidas. Além da prática não ser segura, não ajuda na economia do combustível e ainda contribui para o desgaste dos freios.

Mantenha o veículo em aerodinâmica

Deixar o veículo aerodinâmico ajuda na economia do combustível. Isso porque, ao fechar as janelas, o teto solar e tirar os pesos do bagageiro ajuda a manter o veículo mais equilibrado e rápido.

Mantenha os pneus calibrados

A calibragem dos pneus deve ser sempre realizada. Isso faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão, além de ajudar os freios. Na falta da manutenção, o veículo usará mais força para se deslocar, gastando até 25% a mais em combustível.

Desligue os dispositivos elétricos quando não for mais

necessário

O aumento da potência elétrica também pode elevar o consumo de combustível. Itens como faróis, luzes auxiliares, limpadores de para-brisa, sistema de ventilação, entre outros, devem ser desligados assim que forem utilizados.

Mantenha a manutenção em dia

Um fator muito importante que pode reduzir o consumo de combustível do veículo consideravelmente é a manutenção. Neste sentido, manter o óleo dentro da validade e limpar o filtro de ar é muito importante. A redução ou aumento pode ser de até 8%.

Abasteça com o combustível certo para o veículo

Use sempre o tipo de combustível indicado no manual do veículo. Em alguns casos, nem sempre os combustíveis “premium” influenciará no desempenho do seu carro. Assim, é possível reduzir gastos desnecessários.

 

 

spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

ENTIDADES EMPRESARIAIS DE SAJ FINALIZAM MAIS UMA CAMPANHA DE PRÊMIOS DE SUCESSO

Esse ano de 2022 a expectativa do comércio com os festejos juninos começou desde abril, o clima de São...