24.5 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, 15 agosto, 2022

Agricultura em Muniz Ferreira: raízes que deram frutos nesses 60 anos de história

Relacionados

Com forte vocação para a agricultura e a pecuária, a cidade de Muniz Ferreira surgiu na antiga fazenda Paracoara, de propriedade do Barão de Taitinga, que possuía mais de mil hectares de terra na região, um engenho de cana-de-açúcar e plantações de mandioca, banana, dendê, entre outras espécies.

No início do desenvolvimento de Muniz Ferreira, nos séculos XIX e XX, a maior e, portanto, a mais importante cultura era a cana-de-açúcar com seus engenhos que produziam melaço e cachaça, mas os agricultores de Muniz Ferreira também produziam e comercializava banana, mandioca, farinha dendê, entre outras atividades agrícolas.

O comércio de Muniz Ferreira abastecia São Felipe, Dom Macedo Costa, Cocão (distrito de Santo Antônio de Jesus), Palma, Sodoma e os moradores das regiões e fazendas circunvizinhas. A existência da estação ferroviária de Rio Fundo favorecia este comércio local, visto que gerava um fluxo de pessoas na cidade, a qual contava com vários armazéns de compra e venda.

Os estabelecimentos comerciais da vila estavam concentrados, de forma geral, nas áreas de fluxo de pessoas, como a Rua Barão de Taitinga, onde se realizava a feira livre, e a Rua Nova de Nazaré, atual Avenida Dr. Dilson Barreto. Assim, a agricultura da nossa terra brilhou e continua brilhando e fortalecendo toda nossa gente.. ASCOM
#60anosdehistoriasdanossagente
#municipiodemunizferreira #nossaterranossagente

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

+ Notícias

Campanha de vacinação antirrábica 2022 começa nesta segunda (08) em SAJ; confira unidades

Santoantonienses poderão vacinar seus animais a partir de hoje (08) até 23 de setembro. A campanha de vacinação antirrábica 2022 iniciou...