24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Aratuipe: Maragogipinho volta a receber a Feira Artesanato da Bahia dias 29,30 e 31 de julho

Relacionados

A Feira Artesanato da Bahia acontece em Maragogipinho distrito de Aratuipe, nos dias  29 a 30 e 31 de julho, na Praça Matriz. O evento vai promover a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, gerando renda e valorizando a cultura  local Maragogipinho, distrito de Aratuípe, serão destaques na Feira Artesanato da Bahia, nos dias 30 e 31 de julho de 2022, das 10 às 17 horas, na Praça da Matriz. O maior centro oleiro da América Latina, Maragogipinho também vai ganhar a Sala do Artesanato, no dia 29/07, às 15 horas, uma ação do projeto desenvolvimento de comunidades e será utilizada para ministrar cursos e oficinas para o aprimoramento de artesãos. A programação da feira conta ainda com muitas atrações culturais, como apresentação de filarmônica, shows, capoeira e lançamento de livros.

Esta é a segunda edição do evento no polo ceramista, que se destaca pela população composta, na maioria, de artesãs e artesãos. Nos estandes das feiras poderão ser encontradas peças grandes, as louças de barro, como potes (porrões), talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros. Entre as peças pequenas, o destaque fica para as de caráter decorativo.

São características marcantes da cerâmica de Maragogipinho os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila de aspecto vermelho, e tabatinga, de tom branco. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos, e moldes.

Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. Nos diversos estandes, estará representado o artesanato local, do polo 01, dos territórios de Salvador, Recôncavo e Baia de Todos os Santos.

“Com alegria retornamos a Maragogipinho, dando continuidade à missão de promover e divulgar este imenso celeiro da produção artesanal de cerâmica que o faz reconhecido em toda a América Latina. Desta vez, além da Feira, vamos anunciar um conjunto de ações de qualificação, assistência técnica, impulso à comercialização, preservação das tradições e fortalecimento das comunidades artesanais”, conta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Aratuípe e apoio da TV Bahia e Correios.
Maragogipinho

Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de 3 mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa geraçõesA iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.Considerado o maior centro oleiro da América Latina, o distrito de Maragogipinho, no município de Aratuípe, será o ponto de partida das Feiras Artesanato da Bahia“Estamos empenhados em ampliar os espaços de comercialização do artesanato baiano, como forma de dar visibilidade e fortalecer a geração de renda de artesãs e artesãos.Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos criadores, que destacam a identidade regional do artesanato.

Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. Nos diversos estandes, estará representado o artesanato local, do polo territorial e de cidades vizinhas.

spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

O fim da dupla Simone e Simaria pode acabar uma disputa judicial e causar milhões em prejuízo para as “Coleguinhas”

Os fãs da dupla sertaneja Simone e Simaria não tem mais nenhum dia de paz desde que as irmãs tornaram pública...