24.5 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, 15 agosto, 2022

Programa de qualificação profissional: Cursos totalmente grátis com bolsas-auxílio de até R$ 600

Relacionados

Para as pessoas que não possuem uma profissionalização no ensino superior é possível conseguir boas oportunidades de emprego. Contudo, para isso é necessário investir o tempo em cursos profissionalizantes, que permitam desenvolver o currículo e possibilitar melhores condições em entrevistas de emprego.

Para aqueles que não possuem possibilidade financeira existem diversas modalidades gratuitas. Uma delas está com diversas vagas abertas para a população. Confira como funciona o projeto.

Programa de Qualificação Profissional com vagas abertas

O Governo do Estado de São Paulo junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 7.125 vagas para cursos de qualificação profissional. As opções fazem parte do programa Novotec Expresso que se localiza na Região Metropolitana de São Paulo.

Para aqueles que estão matriculados no Ensino Médio da rede estadual haverá um auxílio de R$ 600. Essa quantia será dividida em algumas parcelas durante todo o curso. O objetivo é incentivar os alunos a continuar o curso, além de auxiliar com gastos.

Todo o processo terá uma duração de 120 horas. Cada uma delas foi pensada para atender aos problemas que o mundo do trabalho apresenta atualmente. Serão incentivados aqueles jovens que desejam se destacar no momento de encontrar o primeiro emprego.

Os alunos terão cerca de quatro meses para fazer o curso. No ato da inscrição eles poderão selecionar a opção de fazer a profissionalização de forma presencial na unidade de ensino ou de maneira remota através das plataformas digitais.

Como se inscrever?

Os interessados em conseguir uma das opções de curso deverão efetuar a inscrição pelo portal da iniciativa. Assim, para isso basta acessar o seguinte endereço: www.novotec.sp.gov.br. Uma vez na plataforma é necessário efetuar o cadastro e em seguida selecionar o município que deseja.

Logo em seguida, os cursos disponíveis aparecerão para o candidato e ele poderá efetuar a escolha. Além disso, os interessados podem se inscrever até no máximo o dia 15 de agosto.

Além disso, importante destacar que o programa fará a comunicação com os alunos apenas através do e-mail informado no ato da inscrição. As aulas estão previstas para começar dentro do período do dia 1º ao dia 17 de setembro.

Ainda, outra questão é que o programa não possui nenhum tipo de processo seletivo. Dessa maneira todos os jovens com idade entre 14 e 24 anos e que possuam o ensino fundamental completo poderão fazer parte da iniciativa.

O Novotec Expresso dará prioridade para aqueles estudantes que estiverem matriculados no ensino médio nas Etecs da região.

Contudo, já para receber o auxílio, os alunos deverão ter o mínimo de 75% da frequência durante o curso e eles não podem receber seguro-desemprego.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

+ Notícias

Bahia confirma novos casos de varíola dos macacos nesta quarta-feira; estado tem 25 pessoas infectadas pela doença

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta quarta-feira (10), que o estado contabiliza 25 casos da "Monkeypox",...