24.5 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Censo 2022: recenseadores do IBGE começam a visitar os domicílios em SAJ

Relacionados

Os recenseadores do IBGE começaram, nesta segunda-feira (1º), as visitas a domicílios de Santo Antônio de Jesus para realizar o Censo 2022. Segundo o último Censo, o município tem população estimada de 103.204 mil habitantes e de acordo Neilton Andrade, supervisor do IBGE, o censo tem duração planejada de três meses e vai até o dia 31 de outubro.

Realizado a cada 10 anos, o censo está atrasado desde 2020, quando foi adiado por conta da pandemia da Covid-19 e em 2021 houve um novo adiamento por falta de recursos.

Neilton Andrade concedeu entrevista ao Programa do Valente e tirou algumas dúvidas e  afirmou que objetivo do censo é mostrar com detalhes a realidade dos brasileiros, além das principais características socioeconômicas de quem mora no país, como a idade, sexo, cor, religião, escolaridade, renda, saneamento básico, entre outros.

Neilton também  falou de algumas dificuldades que os recenseadores estão enfrentando e ressaltou a importância da população participar das entrevistas e explicou que há uma grande dificuldade para acessar as casas nos condomínios.

“Nosso grande desafio é visitar os moradores dos condomínios, porque eles não nos recebe. E isso causa um grande prejuízo. As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados”, pontua.

Em relação as pesquisas nas localidades rurais, Neilton disse que precisa do apoio da prefeitura para o deslocamento dos pesquisadores.

O censo será realizado durante o dia, no entanto, os pesquisadores poderão encontrar casas fechadas porque o morador não estar por alguma razão ou por estar trabalhando. Há também situação em que o recenseador encontrará nas casas pessoas que não vivem a realidade do domicílio, como uma empregada doméstica ou um menor de idade.

Para isso, Neilton explica que apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Segundo o IBGE, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do domicílio. Em muitos casos  será necessário agendar uma nova visita.

Será possível responder ao Censo pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador, segundo explicou Neilton.

“Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado ou tentará o contato por telefone. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo”, disse.

Em relação ao questionário, Neilton Andrade informou que o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.

“Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos”. afirma.
Para garantir a segurança da população e dos pesquisadores, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente pelo site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.
spot_img
spot_img
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ Notícias

Aprenda como configurar os limites do Pix: Veja porque é importante saber

O Pix é o método de pagamento prefiro dos brasileiros, seja para pagar contas e compras, transferir dinheiro para outras pessoas ou até...